As unidades da Defesa Civil estadual e nacional emitiram, no final da tarde desta terça-feira (11), novos alertas para temporais e um possível novo ciclone extratropical no Rio Grande do Sul. Os ventos devem ser iguais ou até superiores aos que atingiram o Estado em junho, causando destruição e mortes, principalmente no Litoral Norte.
+ Receba as principais notícias de Santa Maria e região no seu WhatsApp
Segundo a Defesa Civil, o ciclone começará a se formar a partir do fim da madrugada de quarta entre o Paraguai e a Argentina e chegará ao Brasil no decorrer da tarde. Além dos ventos, a chuva também deve ser muito forte, com grande acumulados.
A Baroclima Meteorologia também atualizou o alerta para temporais com granizo, vendavais, raios, alagamentos, deslizamentos de terra e enchentes em parte do Estado. Até quinta-feira, haverá condição atmosférica perigosa influenciada por uma frente quente que estará atuando no Sul do país dando origem a mais um ciclone extratropical.
Para a região de Santa Maria, sobretudo os municípios em direção a Júlio de Castilhos, os acumulados podem passar dos 150mm, ou seja, superando a média do mês todo.